- Sobre Naruto e Bleach -


Se tem perguntas que muitas vezes nos deixam sem respostas em relação ao mundo dos animes uma delas é a comparação, semelhanças entre obras que chamam muita atenção. E como não podia deixar de ser Bleach e Naruto, por exemplo, lá vamos nós, dois mangás que nasceram nas páginas da revista Shonen Jump e que conquistaram milhares de fãs mundo a fora devido também a um grande fator em que os ajudou e muito nessa “divulgação” o grande crescimento da exportação da cultura japonesa que teve seu início na década de 90 e atingiu seu grande auge nos anos 2000. Como todos já estam cansados de saber Bleach e Naruto são mangás que contam com um enredo com histórias envolventes e com charme único.
Quase sempre no topo das listas de mangás mais vendidos Bleach e Naruto são histórias que se encaixam no gênero shounen, e o que seria isso? É tipo de categoria que são direcionados “diretamente” para garotos, suas características são de histórias com muito humor, cenas de ação, competição etc. São histórias que onde os superpoderes são tão comuns quanto abrir um refrigerante de latinha LOL.
É incrível como Naruto e Bleach conseguem prender a atenção dos leitores, isso acontece por causa de suas tramas bem feitas e também as suas grandes cenas de ações que se nunca parece que vai ter fim, a cada capítulo surge novos personagens, novos problemas a serem resolvidos, isso ae é uma tortura para os leitores que não gostam de acompanhar mangás muito longos, os conservadores digamos assim =P, pq vai parecer uma eterna prisão para eles.
Quando se trata em anime Bleach e Naruto conseguem os dois cumprir bem o papel, mas com vários fillers (sagas aleatórias) que são justamente sagas que são criadas para prolongar os animes, no caso de Naruto mesmo que só na primeira temporada já perdemos a conta de tantos episódios fillers já tivermos, e Bleach quando você menos espera, quando estar na melhor parte da saga naquele momento que as batalhas vão esquentar mesmo, vai e entra uma saga filler -.-.
Em questão de enredo Bleach apostou em uma trama mais sombria, apesar de que nem sempre se veja isso durante o anime/mangá, rola mais uma comédia. E se tratando de Naruto que tem como seu principal personagem um “herói” aquele que sempre é o mocinho que sempre cai nas graças do público.
Então quando perguntamos se podemos realmente comparar as duas obras em questão de qualidade? Posso lhes responder com toda certeza e sem medo de errar que NÃO! Aí vêm sempre aqueles fãs mais fanáticos que defendem os seus animes prediletos com tudo que podem. E sempre esses “fanáticos” por Naruto ou Bleach são responsáveis por comentários que geram muitas discussões, transtornos e tals.
E sempre muitos fãs desses animes famosos são contras as exibições em TV aberta, pelo medo de que se tornem modinhas. E pq esses fãs tem tanto medo de que esses animes caiam no gosto do público em geral? E Isso não seria bom pra divulgar mais a obra?! Tudo tem seu ponto positivo e negativo, o positivo é justamente essa tal divulgação do anime pra a turma em geral, e o negativo é que os animes são dublados e perdem um pouco do seu glamour, fica tipo que algo forçado, vocês podem tirar isso de Naruto que traduzido é... venhamos e convenhamos, uma grande merda. E sobre o efeito modinha, ele ajuda e muito nas vendas não só de mangás e animes, mas também em qualquer tipo de mercado por aí. Com isso um sucesso de algum título qualquer pode – se tornar possível sua produção e consequentemente a sua distribuição da obra no país. Um exemplo claro disso foi Naruto que virou febre em outros países e a Panini começou a distribuir aqui pelo Brasil.
E pra fechar todo esse falatório sobre Bleach e Naruto, falo uma coisa que os deixam em uma posição bem a frente de tantos outros por aí, é a questão de que eles seguem a risca, cumprem com perfeição os seus papeis, papeis como entreter, divertir etc. Agora falo pra vocês o que tanto Bleach quanto Naruto possuem é algo que falta a muitos mangas por ae, um tipo de identificação com o seu leitor, misturando um pouco de ficção com a vida real, fazendo com que os personagens mantenham suas personalidades, e além de serem humanos “normais” e com isso já conquistam várias pessoas, despertando sua simpatia.
Existem ainda muitos pontos que poderiam ser comparados quando se tratam de mangás tão grandes quanto esses dois. E continuam as perguntas, ninjas poderiam ser shinigamis ou vice – versa? Aí falo pra vocês que tudo isso aí depende do ponto de vista de cada um.






C4.

0 comentários: