- O começo dos mangás japoneses aqui no Brasil -

Bom pessoal, o mangá antes de chegar nesse formato que conhecemos nos dias de hoje(estilo que foi alterado/adaptado ao estilo das revistas em quadrinhos dos EUA, as famosas HQs.) passou por algumas modificações como a de se desenhar os personagens com olhos maiores e ter uma "maquiagem" mais elaborada. E não se esqueçendo de como o mangá nasceu, ahhhh.... Bom o mangá nasceu no século VIII (século 18) no período Nara (época onde a capital do Japão foi mudada justamente para Nara ¬¬, enfim, foi um perído onde a sociedade japonesa teve maior avanço em sua cultura, principalmente na área de arte e literária). Os mángas em seu início eram feitos para retratar o cotidiano japonês, mas em vez de desenhar as pessoas eles desenhavam os animais. (estranho ne?! melhor deixar quieto xD)

A pessoa que começou ou melhor que deu defição para que esse estilo de desenho fosse chamado de mangá foi Katsushika Hokusai (era em sua época um dos principais especialistas em pinturas chinesas no Japão, mas ficou mais conhecido por suas obras em formatos de xilogravuras.) Esse nome "mangá" foi escolhido porque passava ao artista maiores liberdades e espontaniedades possíveis, afinal o significado do nome mangá significa: "desenho irresponsável".

Er... Como já falei pra vocês os mangás japoneses tiveram muita influência ocidental e principalmente das comics e blá blá blá xD. Enfim o formato do mangá que temos hoje, só foi mudado em 1862. E Em 1945, com a ajuda americana, o Japão se reergueu e, as editoras investiram nesse grande ramo. Com poucas fontes de entretenimento e a necessidade de fugir dos temas que destruíram o país fizeram nascer um novo estilo: O mangá fantasia e seu “pai” foi Osamu Tezuka. Criador de características como os olhos grandes, expressões exageradas e as gotas caindo da testa. Criou vários mangás de sucessos como o Leão Branco (inspirado no Rei Leão), A princesa e o cavaleiro e Astro Boy.

O mangá começou ser se popularizar com as imigraçoes japonesas, mas logo no início eram usados mais pelos descentes japoneses de outros países, para aprenderem a escrita japonesa, eles conseguiam os mangás fazendo encomendas do Japão.

Nessa época ai, os mangás eram publicados em fanzines (revistas feitas por fãns) com um público bem pequeno. O primeiro mangá a ser publicado foi Lobo Solitário em japonês Kozure Okami, no ano de 1988 pela extinta editora Cedibra, mas com poucos exemplares e quase nenhuma divulgação claro que não deu certo, faliu. Depois vinheram muitas outras editoras que fizeram várias tentativas e não tiveram sorte. Mas essa falta de "sorte" pode estar ligada ao fato de que os mangás daquela época não eram produzidos no formato dos atuais, em formatos tankobon (vários capítulos em um volume), até que surge uma editora chamada Animangá e consegue sucesso ao vender uma razoável do mangá Ranma 1/2.

Nos anos 90, a tv aberta começava a transmitir o anime Cavaleiros do Zodiaco. Esse anime teve muita audiência, ai pensaram se com o mangá faria o mesmo sucesso, foi dito e feito. Com grande sucesso com o mangá dos Cavaleiros, as editoras aqui no Brasil começaram a trabalhar, começaram a melhorar as edições dos mangás, começaram a trazer novos títulos para o Brasil como: Dragon Ball, Samurai X, entre outros. Mas os mangás começaram a crescer mesmo no Brasil a partir do ano 2000, ano em que mais se trouxe títulos de vários estilos e que acabaram caindo no gosto de todos.





C4.

0 comentários: