Vagabond
 Mangá

Vagabond:(バ ガボンド, Bagabondo) é um mangá criado por Inoue Takehiko(arte/roteiro), baseado no livro "Musashi", de Eiji Yoshikawa, que conta a história do samurai Miyamoto Musashi (宮本武蔵, 1584-1645). O mangá foi iniciado em 1998, no japão, e desde então é lançado na revista Weekly Morning (週刊モーニング, Shūkan Mōningu) de forma serial. Os volumes completos são publicados pela Editora Kodansha que, em Setembro de 2009, publicou o 31º volume. Em 2007, a Editora informou que Vagabond já havia vendido mais de 22 milhões de cópias em todo mundo.

No Brasil Vagabond é publicado pela Editora Conrad, que publicou o mangá de duas formas, Edição Standart (formato simples) e Edição de Luxo (formato definitivo/de livraria). A Standart teve sua publicação cancelado no número 44, sendo que cada mangá Standart equivale a metade dos volumes publicados no Japão, então isso mostra que a edição parou na 22º volume publicado no Japão, e a Edição de Luxo está suspensa por tempo indeterminado, fala - se muito que é por causa de questões contratuais, parando no 14º volume. Como a Edião Luxo acompanha a numeração de volumes do Japão portanto a sua publicação vale ao número 28 da Standart. 

Seus prêmios: Em 2000, Vagabond ganhou o Grande Prêmio do Festival de Artes da Mídia do Japão. Nesse mesmo ano, Vagabond ganhou o 24º Prêmio Kodansha de Mangá na categoria geral. Em 2002, Vagabond ganhou o aclamado Prêmio Cultural Tezuka Osamu. No ano seguinte, Takehiko Inoue foi nomeado para o Prêmio Eisner de 2003 na categoria de melhor escritor/artista. No dia 2 de janeiro desse ano 2010, Takehiko Inoue afirmou em seu site que provavelmente este seria o último ano de Vagabond.


Autor

Takehiko Inoue (井 上雄彦, Inoue Takehiko), nasceu em 12 de Janeiro de 1967, é natural de Kyushu – Japão e é um mangaka famoso internacionalmente. Entre suas obras mais conhecidas estão Slam Dunk e Vagabond.

Antes de se tornar mangaka, Inoue foi assistente de Tsukasa Hojo no mangá City Hunter. Seu início como mangaka foi em 1988 com Kaede Purple, que apareceu na revista Shonen Jump e com o qual ganhou o Tezukashiyo, prêmio criado para homenagear Osamu Tezuka, o pai dos quadrinhos japoneses. Seu primeiro mangá publicado em tankobon foi Chameleon Jail, no qual foi ilustrador. 

Inoue alcançou a fama com o seu segundo mangá, Slam Dunk, sobre o time de basquete Shohoku. Slam Dunk foi publicado na revista Weekly Shonen Jump da editora Shueisha no Japão entre 1990 e 1996 e vendeu mais de 100 milhões de cópias somente no Japão. Em 1995 ele ganhou o Shogakukan Manga Award como série shonen e em 2007 foi declarado o mangá favorito do Japão. Slam Dunk foi transformado em anime, contendo 101 episódios e quatro filmes.

Terminado Slam Dunk, Inoue se dedicou a série Buzzer Beater que foi feita em paceria com a ESPN em 1997. A série é sobre um time de basquete da Terra que compete intergalaticamente. Foi produzido em 2005 o anime de Buzzer Beater contendo 13 episódios na primeira temporada. Em 2007 foi produzida a segunda temporada contendo também 13 episódios. Ambas foram animadas pela TMS Entertainment. Depois veio uma história curta, chamada Piercing.
Vagabond foi o seu próximo mangá, adaptado do romance de Eiji Yoshikawa que narra a história do maior samurai do Japão, Miyamoto Musashi. Inoue ganhou o Kodansha Manga Award em 2000 e o Osamu Tezuka Culture Award em 2002 por Vagabond.


Enquanto tabalhava em Vagabond, Inoue começou a produzir Real em 2001, seu terceiro mangá sobre basquete, este focado em basquete em cadeira de rodas. Dizem as más bocas que Real foi criado unicamente para desviar um pouco da atenção de Inoue sobre Vagabond, que já estaria saturando o artista. Real ganhou um prêmio por excelência em 2001, o Japan Media Arts Festival. Vagabond e Real continuam sendo publicados.



Em breve estarei postando o manga de Vagabond pra down =D, aguardem...




C4.

0 comentários: